Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Taxas para Inscrição de Projetos em Leis de Incentivo

297 visualizações

Cobrança de taxas - inscrição de projetos
Há cobrança de taxas para a inscrição de projetos em leis de incentivo?
Fica comigo

Recebi dia desses uma pergunta que me deixou intrigada.
A pessoa queria saber se existe alguma taxa a ser paga para inscrever projetos em leis de incentivo.
Não conheço nenhuma lei de incentivo brasileira - federal, estadual ou mesmo municipal onde o proponente precise recolher uma taxa ao poder público para inscrever um projeto.
Não existe pagamento de taxas para a inscrição dos projetos.
Mas podem existir profissionais de elaboração de projetos que podem pedir a você um pagamento para a realização desse serviço.
Uma coisa é vc contratar um profissional para te ajudar a elaborar o projeto. Ele vai cobrar por esse serviço. E esse profissional não pode alegar a cobrança do serviço com o argumento de que existem taxas a serem pagas junto ao poder público para a inscrição do seu projeto. Ele não está sendo honesto com vc.
Toda pessoa/profissional que elabora projetos deve cobrar pelos seus serviços. Afinal esse é um trabalho que acontece antes mesmo da inscrição do projeto em lei ou edital, antes da aprovação do projeto e antes mesmo da viabilização financeira com patrocinadores investindo na sua ideia.
Muitas vezes o trabalho do “elaborador de projeto” não é valorizado.
Proponentes, “donos de projeto” acreditam que quem elabora precisa acreditar no projeto e entrar no risco e só receber quando e se o projeto for aprovado e viabilizado.
Acho que é por isso que alguns “elaboradores de projeto” acabam usando um argumento equivocado de “taxas” para inscrição de projetos.
É preciso ser transparente com o proponente e informar os valores que ele precisa pagar para que o projeto seja preparado para a inscrição tanto em leis como em editais públicos ou privados.
Agora não usem o argumento de taxas que não existem. Isso denigre tanto o profissional que trabalha de forma correta prestando serviços de qualidade quanto os mecanismos de fomento que já são complicados.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/PhrRvYlFV3k
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************