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Vendedor ou Consultor?

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VENDEDOR OU CONSULTOR?
Como vender mais e melhor? Vc é empreendedor nos segmentos criativos e tem dificuldades com as vendas do seu produto criativo?

Em primeiro lugar é importante vc saber que para vender mais e melhor vc precisa além de ser expert no produto que está vendendo, vc precisa gostar do que faz.
Só o fato de gostar do que está fazendo te transforma num vendedor da sua arte.
Se vc não gosta do que faz dificilmente vai ter uma postura envolvente, animadora. A tendência é ser pessimista e até muitas vezes não se empolgar muito com o que está vendendo.
E é essa empolgação que só tem quem de fato gosta e tem um envolvimento profundo com o produto ou serviço que criou.
Vc deixa de ser um simples vendedor para ser um consultor.
Assim vc vai atender qualquer pessoa que te perguntar sobre os processos ou detalhes do seu produto ou serviço, com alegria e desprendimento.
Antigamente o vendedor era um “tirador de pedido”. E quanto mais pedido ele “tirava” mais rápido batia as metas. Nos dias de hoje não basta bater metas. Vc precisa fidelizar clientes. Vc não quer vender uma vez só.
Mesmo que vc seja um artista plástico fazendo obras únicas, vc quer que o seu cliente volte e compre outras obras suas. E se não comprar que ele indique o seu trabalho para amigos e parentes.
O cliente de um artista/ de um criativo é essencialmente o seu público. É o público que paga o ingresso, que compra a obra. E cada vez mais esse público não quer só consumir. Esse público que experimentar.
E isso vale para criativos e não criativos.
A experiência pode levar à venda!
E para vender vc precisa proporcionar experiências ao seu público consumidor.
Entender esse público é portanto fundamental. Que tipo de produto ou serviço ele quer? Como ele quer receber isso? On-line? Presencial? Deve vir com um plus, um brinde? Ele quer se sentir único?
Assim é preciso que vc defina os objetivos que quer alcançar. Onde vc quer chegar?
Com isso vc consegue pensar em estratégias para chegar nos objetivos.
Por exemplo: Quer aumentar o número de clientes novos e vender mais para quem já é cliente.
Como vc está fazendo isso hoje? Que resultados está tendo? Se as respostas forem negativas está na hora de pensar em outras estratégias.
Estudar o mercado e os seus clientes é importante. O mercado onde vc atua e como está chegando nele pode fazer com que vc venda mais ou menos. Vc deve conhecer as pessoas chave nesse mercado. Se vende para empresas, quem toma a decisão da compra na empresa? Se vende para famílias, quem é que decide? Se a venda é individual, quem é essa pessoa prá quem vc tem um produto ou serviço?
Coloque as estratégias em prática e determine prazos para que elas sejam de fato implementadas. Um cronograma é importante até para vc visualizar os passos que está dando e se as metas estão sendo alcançadas.
Nos dias de hoje não basta vender mais, vc tem que deixar o seu cliente satisfeito.
Vender um produto ou serviço que vai ser devolvido ou ter “n” reclamações pode afundar o seu empreendimento.
Pense nas estratégias!

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