Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Você Pode Montar a Sua ONG Com os Seus Parentes?

2313 visualizações

Você pode montar a sua ONG com os seus parentes?
Fica comigo…
Vc está tentando resolver problemas na sua cidade, na sua região ou mesmo no seu bairro ou rua e descobriu que se fundasse uma ONG, uma associação sem fins lucrativos conseguiria patrocinadores.
Para formalizar a sua instituição vc vai precisar realizar várias etapas de trabalho e ter junto com vc um advogado parceiro para que ele te ajude com os documentos formais.
Entre as etapas que vc precisa superar tem a construção de um Estatuto e do Regimento Interno. Vai precisar agendar e realizar uma assembleia de fundação e contar com amigos e parceiros para que tudo isso dê certo.
No momento em que vc está construindo / escrevendo o Estatuto da instituição vc se depara com a obrigatoriedade de ter um Conselho Gestor composto por um Presidente, um Tesoureiro ou Diretor Financeiro e um Secretário além de pelo menos três pessoas no Conselho Fiscal.
E todo o trabalho que vc vinha realizando para porque não sabe quem pode ou quem vai convidar para estar com você nesse desafio. Mas, para fundar a sua associação você poderia chamar para compor essa diretoria as pessoas que estão mais próximas e conhecem vc… certo? E essas pessoas que te conhecem são as pessoas de sua família. A sua esposa ou marido, o seu filho, a sua mãe ou pai. Nossa quanta gente legal, que vc conhece e que acredita em você e que você poderia colocar na administração dessa associação. E aí eu te pergunto…
Será que essas pessoas estão preparadas para o desafio de administrar essa associação? Porque não basta "emprestar" o nome, cpf e rg para compor esse time. Uma coisa é o trabalho voluntário que todos podemos executar e sem um grande comprometimento de administração e organização de uma instituição. Vc chama o pai e o filho prá ajudar no evento da ONG e eles topam e fazem o trabalho acontecer. Outra coisa é essas pessoas estarem responsáveis por administrar ou mesmo produzir um evento que vai angariar fundos para a instituição e cuidar de que esse dinheiro além de gasto de forma adequada seja contabilizado e gere uma prestação de contas para a instituição, para a comunidade e mesmo para os apoiadores e patrocinadores.
Portanto tome muito cuidado com quem você vai chamar para estar na administração de sua associação sem fins lucrativos. Esses profissionais devem ter competência para realizar as atividades que envolvem responsabilidade e comprometimento além de muitas vezes trabalharem sem receber pagamento. Nos primeiros anos de existência dessa instituição é muito comum não se ter verbas para remunerar esses profissionais e o comprometimento deles tem que ser com a causa e não somente com você. O comprometimento tem que ser de fato e não só de momento. E na história da galinha e do porco que se comprometem com o lanche o papel deles tem que ser de porco porque fornecem o bacon ao invés da galinha que só fornece o ovo.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/6fQemx8qKWc
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************