Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Como Atualizar o Meu Cadastro – #SALIC

1792 visualizações

Este vídeo faz parte da Série SALIC que vai ajudar vc a entender o Sistema de Inscrição de Projetos na Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Vamos ver como vc atualiza o seu cadastro depois que vc já se inscreveu como usuário do sistema SALIC.
Você acessa o sistema através da internet. No seu navegador digita salic.cultura.gov.br.
Na página que vai abrir vc precisa executar o LOGIN.
Vc digita o seu CPF e a sua senha – porque já está cadastrado e clica em ENTRAR.
Feito o LOGIN a primeira coisa que aparece o COMUNICADO. É nessa página que a Secretaria Especial de Cultura e os técnicos que administram o sistema mantém informações atualizadas para os proponentes. É importante que vc sempre leia o COMUNICADO. Se vc tem acessado com regularidade o sistema da mesma forma passe rapidamente pelo COMUNICADO para ver se não tem alguma informação nova.
Feita a leitura vc vai atualizar o seu cadastro. Para isso vc clica em ADMINISTRATIVO e CADASTRAR PROPONENTE.
Na janela que abrir vc vai digitar o seu CPF. Quando vc vai para o quadro seguinte o sistema busca todas as informações referentes a esse CPF digitado no Sistema da Receita Federal uma vez que o SALIC “conversa” com o Sistema da Receita Federal.
Vc vai checar as informações e caso alguma esteja incorreta aproveita para atualizar.
Caso não tenha um telefone no cadastro aproveita para incluir. Ele é uma forma de contato da Secretaria Especial de Cultura com vc.
Dados Principais são os que aparecem logo na primeira página.
Endereços – Se vc clicar em endereços aparecem os seus endereços cadastrados. É o momento de conferir e atualizar essas informações.
Se o endereço que aparece estiver errado vc pode excluir clicando em EXCLUIR. O sistema pergunta se vc confirma a exclusão ou não. Clicando em SIM o endereço é automaticamente excluído e vc vai precisar incluir um novo endereço.
Como o endereço que aparece agora está correto vc clica em NÃO. Se vc tiver um segundo endereço além do residencial como por exemplo o endereço comercial. Vc clica em NOME e na janela que abrir vc coloca o CEP do endereço que vc vai incluir. Como o SALIC também conversa com o Sistema dos Correios a busca é automática. Vc precisa conferir os dados e incluir somente o número da casa ou do prédio porque a rua/avenida já veio automaticamente. E vai precisar selecionar que tipo de endereço vc está incluindo. Residencial, Comercial ou Endereço – Receita Federal. Ainda precisa selecionar se autoriza ou não divulgar o endereço. Se vc quer que o sistema divulgue o endereço é só marcar o sim. Se vc NÃO quer da divulgação marque o NÃO. Informe também se o endereço é ou não para correspondência. A Secretaria Especial de Cultura poderá mandar ou não documentos/cartas por correio para o endereço dependendo de como vc selecionar aqui.
Feito isso é só SALVAR. E vc fica com os endereços atualizados no sistema.
É bom conferir os telefones. Se não tiver nenhum telefone incluído basta clicar em NOVO. Seleciona o tipo de telefone Celular, Comercial, Fax, Residencial, Telefone – Receita Federal. Informe selecionando o Estado onde está o telefone. O DDD precisa ser selecionado porque no Estado muitas vezes tem mais de um código de cidade. Inclua o número do telefone e selecione se ele pode ou não ser divulgado. Vc decide isso!
Vc ainda tem Visões. Essa janela informa como a pessoa é vista pelo sistema. Ela pode ser somente proponente, mas pode ser como no exemplo Dirigente de Instituição. Se ela não é mais Dirigente de Instituição basta marcar o nome Dirigente de Instituição e clicar na setinha que coloca o item na outra janela. Feito isso vc excluiu a pessoa como Dirigente de Instituição e ela é agora somente proponente de projetos.
Clica em SALVAR ou CANCELAR. Cancelando mantém tudo como estava e SALVANDO atualiza todas as informações.
Vc ainda tem informações adicionais que vc precisa atualizar. Data de nascimento, sexo, estado civil, se é portador de necessidades especiais, nome da mãe e do pai e a cor da sua pele.
Atualizando essas informações adicionais basta clicar em SALVAR e todos os seus dados estão atualizados no SALIC.

é isso!
Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8313cons.htm

Não esqueça de conhecer a Instrução Normativa 02/2019

Ela te informa de tudo o que vc pode ou não fazer com seu projeto cultural.
▶ http://www.in.gov.br/web/dou/-/instru%C3%87%C3%83o-normativa-n%C2%BA-2-de-23-de-abril-de-2019-84797797

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento #salic

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/WRCkFHGJEcw
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************