Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

10 Milhões de Microempreendedores Individual – MEI

227 visualizações

10 Milhões de MEI´s
O que significa alcançar essa marca nos dias de hoje?
Fica comigo
Antes…

Ser um Microempreendedor individual e fazer parte de um contingente de 10 milhões de MEI´s no Brasil nos dias de hoje pode significar que o país tirou da informalidade uma quantidade significativa de pessoas que trabalhavam sem direitos.
Mas…
Vc como MEI pode ter benefícios e não pode esquecer de pagar o seu DAS – que é a única despesa com o poder público que vc vai ter.
Mas já pensou o que significa 10 milhões de pessoas cadastradas e pagando mensalmente em torno de R$ 50,00? Só prá começar significa uma grana que entra para os cofres público de perto de 500 milhões de reais.
Afora isso são 10 milhões de pessoas trabalhando e movimentando a economia com pequenos negócios.
Artesãos, técnicos, costureiras, músicos, artistas de todos os segmentos e claro que também pequenos comércios e prestadores de serviços.
Da tia que vende café no terminal rodoviário, ao alfaiate, do carro do cachorro quente na porta do estádio até o açougueiro ou mesmo o pequeno café, bem como a vendedora de produtos cosméticos por catálogo e muitos motoristas de aplicativo, todos podem estar registrados como MEI nos dias de hoje e contribuindo com impostos.
Segundo dados do IBGE em julho de 2019, da força de trabalho total do Brasil de 105,2 milhões de pessoas, apenas 35,9 milhões tinham carteira de trabalho assinada.
Já a participação da indústria no PIB brasileiro era de 22% conforme dados divulgados pela CNI – Confederação Nacional da Indústria e empregava 9 milhões e 400 mil pessoas em 2018.
Portanto temos hoje, comparativamente tantos MEI´s quanto profissionais no agronegócio que em 2018 somava pouco mais de 18 milhões de pessoas ocupadas no setor e representa 21% do PIB brasileiro em 2019.
Segundo Dario Bassi Rambelli – em artigo publicado no site da FENACON – Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon em 2018 acreditava que o faturamento dos MEIs signifique de 10% a 15% do Produto Interno Bruto Brasileiro — ou cerca de R$ 500 bilhões anuais.
Se os Microempreendedores Individuais faturavam o equivalente a 15% do PIB brasileiro, tanto quanto outros segmentos porque não são levados a sério como potencial de trabalho no país?
Acredito que é necessário que algum órgão ou instituição de defesa dos Microempreendedores do país precise surgir para que os seus direitos e a sua relevância possam ser apontados e fazer frente e pensar políticas públicas de relevância para o setor.
Durante a pandemia se fala muito em não parar a economia. Mas só se fala em voltar ao trabalho das grandes empresas e indústrias enquanto o pequeno não tem o mesmo olhar do poder público e dos gestores que estão hoje “cuidando” do país.

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************

Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/AA_NpJq6VbI
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************