Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Cultura é Responsável por 4% do PIB Nacional

268 visualizações

MINISTÉRIO DA CULTURA ESTIMA QUE CULTURA É RESPONSÁVEL POR 4% do PIB NACIONAL.
Fica comigo que essa informação é importante!

A Agência Brasil com o repórter Bruno Bocchini e o site do Ministério da Cultura divulgaram recentemente o lançamento dos dois primeiros volumes do Atlas Econômico da Cultura Brasileira. A publicação terá seis partes e tem como objetivo estabelecer uma padronização para medir a participação da cultura no Produto Interno Bruto. (PIB, soma das riquezas produzidas em um país).
No primeiro volume, o Atlas traz a estimativa de que os setores culturais brasileiros representavam, em 2010, cerca de 4% do PIB anual do país.
E nesse caso e segundo a minha observação essa informação, apesar de nova já está desatualizada porque é de 2010. O fato é que a comunidade cultural nunca teve por hábito medir as coisas que faz. E sabemos que essa “não contabilização” dessa dimensão econômica da cultura leva todos e principalmente o próprio governo a não dar a devida importância ao segmento. Investir em cultura não é “gastar" ou “jogar dinheiro fora” e acreditamos que esse material poderá ser uma base importante para o desenvolvimento em todas as instancias e principalmente nos municípios brasileiros num momento de crise.
A pesquisa para o Atlas começou em 2013 e foi desenvolvida em cooperação com a UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e segundo esses levantamentos os setores nacionais da musica e da moda são os mais economicamente pujantes, mas sofrem com falta de reconhecimento. Lembrando que todo segmento cultural tem uma cadeia produtiva pouco dimensionada e que esperamos que esse Atlas agora consiga mapear isso mais claramente.
A medição do PIB DA CULTURA já existem em mais de 20 países no mundo. Sete deles estão na América Latina - Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina, Peru, Bolívia e Equador.
Segundo o MinC o Atlas se apoiará em quatro eixos principais -
Empreendimentos Culturais
Mão de Obra do Setor Cultural
Investimentos Públicos e
Comercio Exterior.
E as cadeias produtivas a serem estudadas com prioridade serão o audiovisual, games, mercado editorial, música, museus e patrimônio.


Notícia Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-04/ministerio-estima-que-cultura-e-responsavel-por-4-do-pib

e também
Notícia - MinC
link do Governo Federal não existe mais - vale os abaixo!

Atlas - Volume I - http://bit.ly/2qw47ZO

Atlas - Volume II - http://bit.ly/2qIJwy8



**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/DEDAJSWAiFk
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************