Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Alvim cai Graças a Joseph Goebbels

624 visualizações

Alvim cai graças a Joseph Goebbels

A arte será sempre arte, ou não será nada!
A Cultura Brasileira está ameaçada!
Fica comigo - hoje falo da minha indignação com o que acontece com a nossa cultura!

Acordei hoje com uma novidade nas minhas mídias sociais. O então Secretário Especial de Cultura, Sr. Roberto Alvim fez um vídeo ontem à noite sobre um novo edital para premiação de projetos culturais em todo o território nacional.
A notícia parecia boa até que uma frase me deixou preocupada. O edital vai premiar projetos com ideologia (a que eles quiserem claro) e os projetos vão passar por curadoria e não censura.
Só esta frase já bastaria prá deixar qualquer um revoltado. Mas… O Sr. Roberto Alvim com postura extremamente fria e com forma de dialogar com as câmeras muito distante de toda a sua postura normal, ainda vem com um discurso nazista.
“A arte brasileira da próxima década será heróica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada.”
É comum a qualquer palestrante ou influenciador que ao preparar a sua apresentação cite frases que fortaleçam o seu discurso. E qualquer profissional citado deve ter o seu nome explícito.
Assim quando eu falo sobre meu desânimo e cito a frase: De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Preciso informar à minha plateia que foi Rui Barbosa quem falou isso. Isso fortalece o meu discurso e fica nas entrelinhas para o meu público que eu estou de acordo com essa fala e concordo com esse pensamento.
Se eu não mencionar o autor, estarei plagiando e tomando prá mim a autoria o que é ferir escancaradamente o direito de autoria.
Mas o Sr. Alvim foi muito além do que podíamos imaginar causando revolta em brasileiros que estavam calados. No seu discurso, há uma clara manipulação para que a cultura no país seja relegada ao esquecimento e pior que isso nossa história alterada.
Estou indignada com a postura dos atuais ministros brasileiros que deveriam proteger o que temos - do meio ambiente, à saúde e segurança do povo, da cultura do país à educação para o futuro, do território agrícola ao território indígena.
É retrógrado pensar numa educação alienada e calcada em modelos medievais. Quando o mundo repensa sua forma de atuação, nós regredimos em todas as frentes.
Por fim o então Sr. Alvim teve repercussão tão negativa de sua fala em todas as mídias que não houve quem não se revoltasse tanto com sua postura quanto com seu conteúdo e o presidente foi obrigado a demiti-lo.
Resta-nos saber se o edital lançado se manterá e desejar sorte ao Sr. José Paulo Soares Martins que na posição de adjunto na Secretaria vai responder novamente e interinamente até que se decida qual outro ministro, escolhido por sua "habilidade e conhecimento técnico" será colocado no lugar.
É triste ver que a cultura passa a não ser reconhecida nos dias de hoje como um segmento tão ou mais importante que a indústria ou a agricultura e capaz de gerar emprego e impactar o desenvolvimento.
Mas é ela que será - como sempre foi - a resistência (não de esquerda, de direita, de centro ou de que lado se queira, mas a resistência pelo que há de mais essencial na alma do povo. Sempre foi a cultura a resistir e fazer sobreviver uma nação.
Ainda vão entender que CULTURA É FERMENTO E NÃO A CEREJA DO BOLO!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/PxuynnJnBdo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************