Elaborando Projetos Sociais e Culturais

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Como Preparar as Cotas de Patrocínio?

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Como preparar as cotas de patrocínio dentro de um projeto?
Você também não sabe como fazer?
Fica comigo que a gente vai falar sobre isso!

Essa é uma duvida que muitos produtores culturais tem.
Como preparar as cotas de patrocínio dentro do projeto?
Você finalizou o seu projeto, inscreveu numa lei de incentivo e está no momento captação de recursos.
Você precisa preparar para “vender” o seu projeto uma espécie de plano de vendas.
Se um patrocinador aportar verbas no seu projeto o que você vai dar em troca prá ele?
Vamos lá!

Vamos trabalhar com números redondos para facilitar a nossa conta e o seu entendimento.

O valor total do seu projeto que um livro infantil é de cem mil reais.
Quem define como vai dividir esse valor em cotas e o valor delas é o proponente – o responsável pelo projeto. Mas pode ser que você tenha uma empresa ajudando você na captação de recursos e ela também vai poder te ajudar com isso.
Porque?
Porque tudo depende do perfil das empresas patrocinadoras também.
No momento em que você está planejando, desenhando o seu projeto você já pode ter um ideia de quem é que vai patrocinar. Que tipo de empresa você vai procurar para investir no seu projeto.
Pode ser que você encontre logo de cara uma única empresa que esteja interessada no que você vai realizar.
Assim as contrapartidas serão pensada para esse único patrocinador.
A logomarca dele vai aparecer como a principal, pode mesmo ser o EMPRESA APRESENTA abrindo o projeto.
Mas e se você não chegou a fazer isso e não sabe como dividir o valor total em cotas?
Você pode dividir o valor total em dez cotas iguais.
Os cem mil dividido por 10 – você terá cotas de 10 mil reais.
E pense o que um patrocinador que vai dar somente dez porcento do valor total do projeto poderá receber como contrapartida.
E tudo vai depender das negociações que se seguirem.
Muitas empresas de captação de recursos pedem que você já tenha isso desenhado.
No exemplo que estamos usando do livro infantil e do valor total de cem mil reais você pode dividir esse valor em:
Uma cota de trinta mil
Uma cota de vinte mil
Três cotas de dez mil

Para a cota de trinta – A logomarca do patrocinador aparece em destaque e você oferece também a abertura do livro ou uma página no livro para apresentar a empresa.

Para a cota de vinte mil – A logomarca do patrocinador será menor e ele aparece no livro com meia página.

Para as cotas de 10 mil – só vai aparecer a logomarca do patrocinador no livro.

Os nomes dessas cotas você pode usar os nomes que você considerar mais interessantes – Não existe uma regra, um padrão.
Há projetos musicais que usam nomes de compositores para nomear as cotas.
Em projetos esportivos alguns proponentes usam cota bronze, prata e ouro.
Enfim, vale a criatividade e a conexão com o seu projeto.
No livro infantil você poderia usar o nome de escritores infantis.

Lembre-se que dividir o valor total do projeto em cotas pode facilitar a negociação com patrocinadores. Planeje isso com cuidado e se tiver um captador peça que ele te ajude nessa construção.

Boa sorte e sucesso nos seus projetos!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

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