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Cuidados Com a Divulgação do Seu Espetáculo

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A gente fica tão empolgado porque tem a grana prá realizar o espetáculo que pode pecar em detalhes!
E são detalhes que podem afundar um bom espetáculo! Portanto cuidado com a divulgação e
fica comigo que vamos ver esses detalhes!

Como todos, eu também sou bombardeada com uma série imensa de materiais de divulgação de toda espécie.
De vez em quando me deparo com materiais onde faltam informações importantes!
Vamos a alguns exemplos verídicos de divulgações que eu recebi e para o que precisamos nos alertar!
1 – Detalhes referentes ao local onde acontece o evento.
Algum tempo atrás recebi material de divulgação de um grupo coral de Petrópolis. O grupo tem reconhecimento nacional, e preparou uma divulgação de uma apresentação que iria acontecer no mês seguinte em uma determinada igreja.
Ocorre que apesar de constar no flyer de divulgação o nome da igreja, não tinha o endereço dela.
Quando a gente prepara um material que vai ser publicado em nossas mídias sociais é preciso ficar atento a esses detalhes. A Igreja em questão existe, está na mesma cidade onde o grupo coral tem sede, mas… E se eu que estou inclusive em outro estado quisesse estar presente ao evento? Parece óbvio que a Igreja é da mesma cidade? Pode parecer óbvio para as pessoas da cidade. Mas se a divulgação está na internet, o mundo inteiro pode ter acesso a informação. É importante não esquecer de informar no material de divulgação o local exato com nome de rua, número, cidade, estado. Assim não há questionamento ou dúvidas. E no caso das Igrejas todo cuidado é pouco! Porque temos Igrejas com nomes idênticos em praticamente todas as cidades do país!
Se você está se referindo ao Teatro Municipal – se mencionar o nome da cidade junto ao termo Teatro Municipal já é suficiente para identificarmos com precisão o local. Não restará dúvidas!
2 – Datas dos eventos – Não raro a gente prepara os materiais de divulgação e coloca o dia, mês e horário do evento. Esquecemos completamente o ano! Até porque é óbvio que se estamos em outubro e o evento acontecerá em novembro, não precisamos colocar que é do mesmo ano. De novo a obviedade nos perseguindo!
Mas que diferença pode fazer incluir ou não o ano nas divulgações?
A diferença é notada quando precisamos desses materiais para incluir nos portfólios dos artistas ou das produtoras. Passado algum tempo a gente não consegue lembrar se o evento aconteceu em 2023 ou 2024. E teremos que buscar em todos os registros que temos, para confirmar o ano da execução. Ganharíamos tempo se no momento de preparar a divulgação a gente já tivesse incluído o ano!
3 – Nomes dos artistas – Mais recentemente me deparei com a divulgação de um evento informando ser “Um show emocionante com 3 das mais belas jovens vozes atuais da música Erudita, cantando os clássicos que foram eternizados pela voz Bocelli, Con te partiró, Vivo Per Lei, Volare, Cinema Paradiso. Com orquestra Ao Vivo no palco! E muitas outras surpresas aguardam você nesse show emocionante!” – Onde está o nome dos três tenores que possuem as mais belas vozes atuais? O nome do Bocelli foi mencionado e ele não está no show. Tive que ir buscar nos links disponibilizados no material de divulgação. Sem Sucesso! Somente localizei os nomes, sem nenhum destaque, nas informações do serviço incluídas no material de vendas. Nem no site do próprio espetáculo existe a informação! É assim que são tratados os destaques do espetáculo? Então, esse é o cuidado que precisamos ter com os artistas com os quais estamos trabalhando. Se eles são a atração principal, os nomes precisam estar em destaque em todo o material de divulgação!
4 – Regras legais para as divulgações – Importante lembrar que quando o seu produto cultural foi viabilizado com leis de incentivo, editais ou até mesmo verbas públicas de políticas culturais existem regras específicas. Essas regras são para a inclusão de logomarcas de órgãos públicos, logomarcas de patrocinadores e até mesmo frases específicas que precisam estar nos materiais de divulgação mencionando o programa que viabilizou o produto cultural. Qualquer erro nesses procedimentos podem trazer problemas no momento da prestação de contas do projeto. Portanto atenção e orientação de todos os envolvidos com a divulgação é importante.

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