Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Cultura Popular x Cultura de Massa – O Que Podemos Afirmar?

892 visualizações

Provocação – CULTURA POPULAR X CULTURA DE MASSA
O que podemos afirmar?
Uma provocação para você pensar mais sobre o assunto!
O que é efetivamente CULTURA POPULAR?

Cultura é uma palavra que vem do latim cultura e pode ter diversos significados. Na antropologia entende-se que cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
São mais de 150 definições diferentes para a palavra cultura realizadas por estudiosos e cientistas sociais. Mas uma coisa tenho certeza CULTURA é tudo o que é feito pelo ser humano. Algumas pessoas associam cultura a uma certa erudição afirmando que cultura é para poucos privilegiados e que cultura é uma coisa de elite. Herdamos essa noção de tempos onde se confundia cultura com civilização nos séculos dezoito e dezenove. E tudo o que era “civilizado” francês ou inglês era tido como culturalmente aceito.

Mas cultura é em essência tudo o que o ser humano é capaz de fazer. Toda interferência humana em ações, processos, relações interpessoais, forma de trabalho pode ser entendida como a cultura humana, cultura local, cultura de um povo, de um país. Portanto todos os seres humanos se relacionam de forma culturalmente específica dependendo de suas tradições e transmitem esse conhecimento e forma de relacionamento a outras pessoas e seus descendentes.
Assim o que definimos como cultura popular também não é exatamente cultura de massa. Porque cultura popular e cultura de massa são duas coisas diferentes.
Vamos então ao que é a cultura popular.
Ela está intimamente ligada às tradições de um povo. A cultura popular é constituída por lendas, mitos e tradições de um país. No caso da cultura popular brasileira podemos dizer que ela está calcada na história e na miscigenação de várias outras culturas, das quais se destacam: a portuguesa, a africana e a indígena.
Como a nossa gente compreende uma variedade de outras culturas que vieram em outros momento para cá, quer para a colonização e até mesmo imigração durante as guerras, passamos a incluir em nossas tradições boa parte de lendas e histórias trazidas por esses povos.
Assim, muitas das danças, cantos e lendas contadas por nossas avós têm influência de portugueses, italianos, alemães, indígenas, africanos e uma infinidade de outras nacionalidades.
Como exemplo dessas tradições que fazem parte da cultura popular podemos listar folguedos, cortejos, danças, festas, artesanatos, músicas, romarias entre tantas outras. É uma lista importante com mais de uma centena de manifestações e a UNESCO em Conferência em outubro de 2003 em Paris estabeleceu e aprovou a CONVENÇÃO PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL onde a cultura popular está expressamente inserida detalhando em 5 segmentos:
1 – Tradições e expressões orais incluindo o idioma de cada nação
2 – Expressões artísticas
3 – Práticas sociais, rituais e atos festivos
4 – Conhecimentos e práticas relacionadas à natureza e ao universo
5 – Técnicas artesanais tradicionais.
Conforme Toninho Macedo da Associação Cultural Abaçaí podemos citar como exemplo de uma ação de cultura popular as romarias. As romarias ou peregrinações parecem ser um fato cultural antigo e comum a povos de motivações religiosas divergentes. Caracterizam-se por viagens, individuais ou em grupos, a lugares sagrados, especialmente quando em visita a uma relíquia. Têm o fim de cumprir um voto (agradecer) ou obter uma graça. No Brasil, todo ano no mês de outubro acontecem as romarias à cidade de Aparecida no Estado de SP.
Já a Romaria de Padre Cícero é um evento que acontece na semana de seu aniversário (24 de março) na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará e inclui músicas, danças, queima de fogos, bolo de quase 200 metros, shows, apresentações teatrais, exposições, procissão de flores, concurso de bolo e muito mais.
Assim, CULTURA POPULAR não é exatamente o Funk ou o Hip-Hop da periferia e tão pouco o rock de Brasília.
O que é popular porque está na boca do povo e agrada a uma massa não pode ser entendido como CULTURA POPULAR uma vez que esta tem outras características.
A CULTURA DE MASSA é aquela que atrai e arrasta multidões ou nos dias de hoje gera muitos cliques e curtidas nas mídias sociais, diferentemente da CULTURA POPULAR.
é isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/n_J71yP03ZY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************