Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Deu Mal! O Minc esta Cobrando!

449 visualizações

Recentemente o MinC decidiu colocar em dia a conferência das prestações de contas que estavam paradas desde 2005.
Por conta disso um numero significativo de proponentes estão recebendo diligências do Ministério solicitando esclarecimentos e muitas vezes devolução de verbas.

Fica comigo que hoje o papo é muito sério!

Antes de entrar nesse papo prá lá de sério, lembre-se de se inscrever no canal e habilitar as notificações no sininho. Assim você recebe todas as nossas atualizações.

Mas vamos lá.
Antes de deixar o Ministério o então ministro Roberto Freire deixou agilizado um serviço que estava parado por lá desde 2005.
A análise das prestações de contas de projetos finalizados.
Claro que a maioria dos projetos estão ok e espero que o seu projeto também esteja em ordem.
Mas tenho recebido algumas demandas de projetos que estão sendo questionados.
Um cuidado que você precisa tomar como proponente é não delegar o trabalho de controlar a parte financeira do seu projeto para uma empresa ou um profissional que não seja de sua inteira confiança e esteja de verdade habilitado para executar esse trabalho.
Se vc tem dificuldades com o controle administrativo e financeiro saiba que pode contratar uma empresa ou um profissional para executar essa parte do projeto e incluir o valor na planilha do projeto. Mas ao contratar assine um termo de responsabilidade ou um contrato com essa empresa ou profissional. Mesmo que ele seja conhecido ou tenha sido PRÁ LÁ DE BEM indicado para executar esse trabalho.
Por ser uma parte crítica - porque envolve o seu bolso - se não for bem executada você pode correr o risco de ter que devolver verbas ao MinC mesmo que tenha gasto as verbas de forma adequada.
Todos os documentos que comprovem que você gastou certinho e COMO FOI aprovado o projeto, precisam ficar guardados por pelo menos cinco anos ou até que a prestação de contas seja dada como aprovada pelo Ministério da Cultura.
Sinceramente, eu guardo até que todos os prazos dos documentos se esgotem. Caso alguém questione terei o documento para comprovar a execução e o gasto.
Ser cobrado pelo MinC e não ter os documentos para comprovar porque delegou a um outro profissional a execução administrativa e financeira pode colocar você numa situação complicada.
Se o profissional executou tudo conforme previsto e a documentação está ok você não tem que se preocupar.
Mas E SE a empresa “sumiu" com os documentos ou mesmo não te entregou tudo o que precisava entregar - documentos - contratos, notas fiscais - você poderá ficar numa situação difícil de argumentar com o Ministério.

Estamos num momento difícil no Brasil.
E repetimos em nosso dia a dia aquilo que não gostamos de ver de nossos representantes.
Planejamento e controle tem que ser a rotina de qualquer proponente. Aliás de qualquer empreendimento e de qualquer tamanho.
Se você é o proponente É o representante legal do seu projeto junto a fornecedores, contratados, amigos, público, patrocinadores e órgãos públicos.
Lembre-se disso no momento em que precisar delegar uma atividade dentro do projeto que deveria ser executada por você!


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/JAAorpEqdnw
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************