Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

É Possível Ter Desenvolvimento Sem Cultura?

186 visualizações

CULTURA E DESENVOLVIMENTO
É possível ter cultura sem desenvolvimento? E é possível ter desenvolvimento sem cultura?
Fica comigo que a conversa hoje é instigadora!

Se cultura é tudo o que o ser humano realiza incluindo todas as interferências dele no meio em que ele vive chega a ser óbvio que não existe desenvolvimento sem a cultura.
Mas você sabe o que é cultura?
Definições de “cultura” foram realizadas por estudiosos e cientistas sociais e podemos encontrar pelo menos, 167 definições diferentes para o termo “cultura” incluindo a definição de que cultura é um “padrão de significados transmitidos historicamente, incorporado em símbolos, um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação a vida.”
Cultura em essência é tudo o que o ser humano é capaz de fazer. Toda interferência humana em ações, processo, relações interpessoais, forma de trabalho pode ser entendida como a cultura humana, cultura local, cultura de um povo, de um país. Portanto todos os seres humanos se relacionam de forma culturalmente específica dependendo de suas tradições e transmitem esse conhecimento e forma de relacionamento a outras pessoas e seus descendentes.

Agora, você sabe o que é desenvolvimento?
Sempre que falamos de desenvolvimento rapidamente pensamos em dinheiro, economia. Pensamos em um país de primeiro mundo. Pensamos em qualidade de vida. Mas desenvolvimento é um processo, não é um ponto final.
Desenvolvimento é o processo porque passam pessoas, comunidades, cidades e mesmo países.
Todos estamos sempre em processo de aprendizado. Todos estamos crescendo – em velocidades diferentes, mas todos estamos crescendo.
Se cultura é tudo o que o ser humano é capaz de fazer e ao mesmo tempo esse ser humano está em desenvolvimento contínuo, deduzimos que cultura é também responsável pelo desenvolvimento dele.
Sem cultura não há desenvolvimento.
Um depende do outro.
E porque será que os gestores públicos nunca incluem a cultura em seus planos de governo?
Peça os planos de governos dos candidatos e gestores públicos na sua cidade. Leia atentamente – principalmente os tópicos onde eles mencionam o que farão pela cultura na cidade. Você vai se surpreender se tiver o item cultura no plano. Muitos deles sequer mencionam ações para a cultura local.
E os que mencionam falam de construção ou manutenção de equipamentos culturais como se olhar pela cultura local fosse só isso.
Lembre-se que esse gestor será o responsável por “prestar contas” das verbas repassadas pela Lei Aldir Blanc para o seu município.
Pensar o desenvolvimento da cidade e de seus cidadãos com um plano focado em cultura e economia criativa pode fazer toda a diferença.
Já comecei a ler os planos de governo dos candidatos à prefeitura no meu município e a surpresa tem sido grande! Eles não sabem o que é cultura e tão pouco desenvolvimento!
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/FfItscmuYYM
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************