Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Madeira Certificada ou de Demolição para o Artesanato

260 visualizações

MADEIRA CERTIFICADA OU MADEIRA DE DEMOLIÇÃO para o ARTESANATO?
Você é um artesão e tem se desenvolvido profissionalmente trabalhando com madeira.
O que você precisa ter para se formalizar e vender mais?
Todo artesão é um profissional que trabalha com criação de peças. Sejam elas utilitárias, decorativas, de adorno corporal ou não. Muitos usam matéria prima industrializada para a realização de suas peças. E aqui é preciso um cuidado especial. Matéria prima que seja derivada do petróleo e que cause algum impacto ambiental pode não ser mais aceita na confecção de peças artesanais. Isso ocorre com o E.V.A. por exemplo.
A Base Conceitual do Artesanato Brasileiro é muito clara com relação a materiais aceitos ou não na confecção de produtos artesanais. Por isso mesmo eu indico para que você leia com cuidado o que está previsto nesse documento.
Na Base Conceitual é esclarecido o que não é considerado ARTESANATO.
Entre eles está:
1 – Trabalho realizado a partir de simples montagem, com peças industrializadas e/ou produzidas por outras pessoas; 2 – Lapidação de pedras preciosas – estas requerem certificações e seguem legislação muito específica; 3 – Fabricação de sabonetes, perfumarias e sais de banho, com exceção daqueles produzidos com essências extraídas de folhas, flores, raízes, frutos e flora nacional. 4 – Habilidades aprendidas através de revistas, livros, programas de TV, dentre outros, sem identidade cultural.

Com relação a matéria prima utilizada há uma lista grande do que é entendido e plenamente aceito. Com relação a madeira a Base Conceitual diz:
MADEIRA – Nesta tipologia serão considerados os produtos confeccionados com madeira e seus derivados (MDF, aglomerados e compensados), compreendendo desde móveis e utilitários produzidos na marcenaria, objetos e adornos feitos com madeiras torneadas e outros decorrentes das diversas técnicas existentes para processamento da mesma, excetuando-se os papéis artesanais que constitui uma tipologia específica.

E a Base ainda tem entre nas classificações os ARTESANATOS DE RECICLAGEM explicando que é o resultado do trabalho produzido a partir da utilização de matéria-prima que é reutilizada. A produção do artesanato de reciclagem contribui para a diminuição da extração de recursos naturais, além de desenvolver a conscientização dos cidadãos a respeito do destino de materiais que se destinariam ao lixo.
Mas a Base não é clara quanto a como usar a madeira para artesanato?
Você pode usar qualquer madeira?
A princípio sim. Você pode usar qualquer madeira para realizar os seus trabalhos de artesanato e entregar produtos feitos com essa matéria prima.
Agora pense!
Se você usar uma madeira comprada no mercado ou uma madeira fruto de alguma demolição, o que você estaria agregando de valor ao seu produto?
Madeira comprada no mercado é só mais uma madeira enquanto a madeira de demolição é reaproveitamento de matéria prima. O seu cliente pode ficar mais interessado no seu produto se ele for realizado com matéria prima de reaproveitamento.
Ocorre que temos no mercado madeira certificada. Isso significa que você compra uma madeira fruto de reflorestamento e devidamente certificada conforme legislação. Isso também pode agregar valor ao seu produto artesanal.
Então no momento da escolha, qual madeira usar é preciso levar tudo isso em consideração. E claro, também levar em conta o valor, o preço de cada material. Cada um vai impactar diferentemente o seu preço final.
Lembre-se que valor agregado pode fazer o seu produto ter um preço maior, mas é justamente isso que importa para o seu cliente!
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/z8wWRsEH3ss
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************