Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Meta 3 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

265 visualizações

A gente ouve e lê tanta bobagem e tanta fakenews que muitas vezes até custa a acreditar que há gente no mundo que possa acreditar que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável possam ser uma armadilha para acabar com a humanidade.
Os ODS foram construídos com base em outras agendas anteriores – A Agenda 21 e a A Agenda 2015 – Os Objetivos do Milênio.
Nestes ODS estão previstos ao todo 17 objetivos
Neste vídeo eu vou falar só do terceiro objetivo e das metas que estão previstas dentro dele para serem alcançadas até 2030 por todos os países.
Preste atenção porque as metas a seguir falam de saúde e acesso a programas de saúde. Portanto não é acesso ao extermínio da população do mundo como alguns ignorantes pregam.
A terceira meta ou terceiro objetivo dos ODS é Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos em todas as idades.
É até meio difícil falar desse objetivo neste momento – maio de 2020, no meio de uma pandemia. Mas é importante lembrar que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram desenhados por organizações do mundo todo incluindo representantes de praticamente todos os países tanto do poder público como de organizações da sociedade civil.
Entre as metas a serem atingidas por todos os países até 2030 exclusivamente dentro do terceiro objetivo está reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos.
Também até 2030, acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos, com todos os países objetivando reduzir a mortalidade neonatal para pelo menos 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de crianças menores de 5 anos para pelo menos 25 por 1.000 nascidos vivos.
Acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis.
Acho que agora precisaremos incluir aqui os coronavírus todos.
É meta ainda até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.
Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo o abuso de drogas entorpecentes e uso nocivo do álcool faz parte desse ODS também, além de reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas.
ODS prevê também que até 2030, o mundo precisa assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais.
E ainda atingir a cobertura universal de saúde, incluindo a proteção do risco financeiro, o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade e o acesso a medicamentos e vacinas essenciais seguros, eficazes, de qualidade e a preços acessíveis para todos.
Como o terceiro ODS fala de qualidade de vida ele tem como meta também reduzir substancialmente até 2030 o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo e também fortalecer a implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco em todos os países, e apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis, que afetam principalmente os países em desenvolvimento, proporcionando o acesso a medicamentos e vacinas essenciais e a preços acessíveis, de acordo com a Declaração de Doha, que afirma o direito dos países em desenvolvimento de utilizarem plenamente as disposições do acordo TRIPS sobre flexibilidades para proteger a saúde pública e, em particular, proporcionar o acesso a medicamentos para todos.
Aumentar substancialmente o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento e formação, e retenção do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente nos países menos desenvolvidos e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e ainda reforçar a capacidade de todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, para o alerta precoce, redução de riscos e gerenciamento de riscos nacionais e globais de saúde.
Acredito mesmo que se levássemos mais a sério os ODS talvez não tivéssemos tantos problemas para administrar o nosso país. Vou deixar na descrição do vídeo um link para vc conhecer mais os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável!
É isso!

▶ https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/1qu3UeRNqXc
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************