Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que é Gestão Colaborativa?

2031 visualizações

Gestão colaborativa e caórdica de ONG’s e negócios
Nos dias de hoje muito se fala de uma gestão compartilhada ou mesmo de uma forma de gestão horizontal. Mas o que vem a ser isso? Como funciona?
Não é muito novidade que precisamos inovar na forma como administramos nossos negócios ou nossa ONG.d
Se tudo é complicado numa empresa imagina numa organização sem fins lucrativos. Mas em ambas existem desafios!
O primeiro desafio é ter o melhor profissional para cada uma das posições que você vai ter no seu empreendimento. Ele precisa ser a pessoa certa para o lugar certo. E dependendo do negócio você precisa que ele tenha criatividade, iniciativa, esteja comprometido com a causa ou com os processos na empresa, tenha foco no resultado e além de tudo isso seja um parceiro e amigo e aceite pouca remuneração. É muita coisa prá se exigir de um único profissional até porque no início das atividades empresariais ou da ONG, você não vai poder pagar um salário à altura desse profissional.
Mas acredito que há luz no final desse túnel. Cada vez mais, empreendimentos com ou sem fins lucrativos tem foco em trabalho colaborativo e gestão caórdica. OPS! Estou falando uma língua que vc não entende? Então vamos lá tentar esclarecer.
Todos os profissionais envolvidos numa causa, num propósito dentro de um empreendimento precisam estar alinhados à Missão, Visão e Objetivos desse empreendimento. TODOS precisam entender qual é o propósito da existência do negócio e assim as coisas ficam mais fáceis.
Muitos profissionais, nos dias de hoje, buscam por liberdade de atuação e querem alinhar o seu desenvolvimento profissional a uma empresa que lhes dê isso além de uma remuneração que NEM precisa ser top desde que pague suas contas. E muitos até topam assumir riscos iniciais para que o negócio tenha sucesso e sua remuneração possa vir com o crescimento. Estarão empenhados nesse sucesso porque sabem que ganharão juntos.
Além disso muitos profissionais NÃO querem mais ter chefes ou responder a um supervisor que tem ACIMA um diretor que responde ao presidente da organização. A forma HIERÁRQUICA E piramidal está cada vez mais sendo abandonada em prol de uma gestão horizontal. NINGUÉM tem chefe e TODOS sabem exatamente o que precisam fazer para que o empreendimento tenha sucesso.
Empresas como a IBM, Citibank, NASA ou a Volvo já trabalham assim. Dando a liberdade necessária a todos os envolvidos e que cada profissional sabe exatamente o que precisa fazer e está comprometido com o resultado final. E todos acompanham uma regra geral de trabalho.

Assim as instituições estão cada vez mais pensando numa gestão colaborativa e caórdica. Onde o CAOS estabelecido pela diferença de comportamento, formação e até mesmo cultura de cada um dos profissionais envolvidos possa se alinhar e ter ordenamento através de uma LEI interna. Essa lei interna no caso de uma ONG pode ser o ESTATUTO e o REGIMENTO INTERNO. Nesses documentos a organização estabelece as REGRAS para o trabalho e todos os envolvidos OBEDECEM a elas. Numa empresa pode-se se estabelecer também um REGIMENTO INTERNO ditando as regras.

Parece e ainda é muito difícil fazer com que todos entendam isso principalmente porque a nossa cultura é para uma gestão de comando e controle. Alguém manda fazer e eu tenho que executar dentro de um horário determinado e ao final apresentar o resultado para poder ser remunerado. E quando não se consigue realizar, se é penalizado.
Na gestão colaborativa e caórdica não existe penalidade porque também não há fiscalização. TODOS estão comprometidos com o resultado. O resultado final beneficiará TODOS dentro da empresa ou da ONG. Portanto se alguém errar, falhar, esquecer ou não gerar o resultado esperado estará comprometendo TODO o processo e a TODOS dentro da organização.
Na gestão caórdica parte-se do princípio que TODOS os envolvidos são éticos, honestos e transparentes e entenderam de fato a importância de seu papel na organização. É o trabalho em rede potencializando resultados.

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/T1iLQ-79bQo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************