Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

O Que São Metas – Projeto Esportivo

1319 visualizações

O que são metas?
Metas quantitativas e qualitativas nos projetos esportivos
Como definir as metas quantitativas e qualitativas nos projetos esportivos?

Em qualquer projeto a definição das metas é uma etapa importante. Elas são importantes para a avaliação do projeto e para a prestação de contas. Algumas leis solicitam realização de prestação de contas parcial durante a realização do projeto. Assim acontece nos projetos esportivos aprovados na Lei de Incentivo ao Esporte.

Afinal o que é uma meta? Meta é o seu objetivo e onde você quer chegar num tempo determinado. É o produto ou o objeto quantificado por meio de indicadores que mostram o quanto você já alcançou em relação ao projeto.
A meta é algo que se consegue de fato alcançar quando se realiza uma atividade. Elas são tangíveis conseguimos medir. Portanto quando você estiver detalhando as metas do seu projeto pense como medir o que vc está prevendo. E se a gente consegue medir elas são realizáveis, são factíveis. Cada meta está dentro de um objetivo e ele deve ter indicadores.
O indicador avalia se a meta detalhada de fato foi alcançada. E você precisa verificar regularmente o cumprimento das metas que desenhou. A meta pode ser verificada através de um instrumento de coleta de dados que costumamos denominar de verificador.

As metas quantitativas e qualitativas precisam estar detalhadas.
As metas quantitativas vão ser sempre numéricas. Você consegue medir com mais facilidade.
Exemplo de meta quantitativa pode ser a quantidade de pessoas a serem atendidas numa comunidade ou uma porcentagem de um público específico.

As metas qualitativas não são numéricas, mas estão apoiadas em indicadores numéricos, percentuais ou situacionais.
Exemplo de uma meta qualitativa.
Meta - Melhorar as condições de saúde do público a ser atendido. Aí você pode ter um indicador dessa meta que pode ser o Índice médio de glicemia e pressão arterial desse público no início do projeto.
E como meio de verificação se o projeto está atingindo a meta estabelecida pode ser o Exame médico no início e no final do projeto.
Outro exemplo de meta qualitativa que se costuma usar é “Aprimoramento dos profissionais envolvidos no projeto”. E como medir isso? Podemos medir com as listas de presenças dos participantes nas reuniões de planejamento e os relatórios dessas reuniões.

Pense em suas metas e desenhe elas com cuidado. Parte da análise do projeto passa pela análise dessas metas.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/-z-0eIU7e34
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************