Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Posso ser MEI e CLT?

495 visualizações

MEI X CLT
Quais os problemas que eventualmente vc vai enfrentar se estiver trabalhando de carteira assinada e decidir ser Microempreendedor individual?

Você precisa saber que não existe legalmente nenhum impedimento em estar registrado e ao mesmo tempo ser microempreendedor individual. Nos tempos de hoje é bem possível que mesmo o seu salário não seja suficiente para cobrir suas despesas e ter uma renda extra pode ser a saída para esse equilíbrio financeiro.
Mas é preciso atentar para algumas particularidades.
INSS – Se vc está empregado o seu empregador já está recolhendo o seu INSS todo mês – pelo menos é o que se espera dele. E vc vai recolher mais um valor como microempreendedor individual. Não existe nenhuma ilegalidade nisso. E provavelmente isso vai ajudar vc no momento em que pensar na sua aposentadoria.
O faturamento como MEI – que pode chegar em média a 6mil e 750 reais/mês ou até 81 mil ano – precisa ser acompanhado também por um contador. Os valores que vc fatura como MEI não são o seu salário. Parte do dinheiro que entra da venda ou dos serviços prestados como MEI fazem parte do próprio empreendimento. Se vc revende produtos, parte do faturamento vai para continuar comprando esses produtos. Se vc presta serviços de limpeza – parte do faturamento vai para despesas com transporte, alimentação e mesmo compra de produtos para continuar prestando serviços. É preciso separar o dinheiro do empreendimento do dinheiro pessoal. Tenho um vídeo no canal onde falo disso e vou deixar o link para vc acessar.
A declaração anual de imposto de renda – Como pessoa física vc vai declarar o seu salário e mais parte dos ganhos como MEI. O Microempreendedor Individual também precisa fazer uma declaração anual. Dependendo do que vc está fazendo e de quanto está faturando essa declaração é muito simples e dentro do portal do empreendedor. Se vc tem outros rendimentos sugiro que procure o seu contador para que ele te ajude com essas declarações.
Enfim, para finalizar o tema do vídeo. Não existem problemas ou impedimentos de vc ser funcionário numa empresa e ao mesmo tempo ser MEI. Mas há coisa com que se preocupar para fazer certo e não ficar com problemas pela falta de declaração e eventuais recolhimentos de impostos.
É isso!

▶ http://www.portaldoempreendedor.gov.br

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/2RKYap0wdF0
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************