Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Quem São as Pessoas que Compõem a CNIC?

87 visualizações

Quem são as pessoas que compõem a CNIC?
Saiba quem são os integrantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura.

Todo início de ano o Ministério da Cultura além de confirmar ou renovar os membros que compõem a CNIC - Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - eles divulgam o calendário das reuniões que acontecerão durante o ano.
Este ano - 2017 - o MinC formaliza os comissários para o biênio 2017/2018.
Eles vão se reunir em datas já pré-estabelecidas num calendário para que possamos acompanhar esses encontros. As reuniões da CNIC que foram itinerantes nos dois últimos anos passam a acontecer somente em Brasília. Boa parte das análise acontece online e os encontros são muitas vezes transmitidos ao vivo. Isso nos dá a c chance de ver o que eles estão analisando, como estão argumentando e o que eles de fato aprovam. Vamos deixar na descrição do vídeo um link para você ter acesso a essas datas das reuniões mensais da CNIC.
Serão ao todo onze encontros em 2017.
Em 2016 eles analisaram mais de dez mil projetos inscritos na Lei Rouanet e destes certa de 4 mil e quinhentos projetos foram autorizados a buscar por patrocinadores.
Em 2016 a área cultural Artes Cênicas foi a que teve mais projetos aprovados pela CNIC. Os setores culturais de Música, Humanidades, Audiovisual, Artes Visuais, Patrimônio Cultural e Artes Integradas apareceram na sequência.

Mas afinal o que esses comissários - membros da CNIC fazem?
Eles analisam e oferecem pareceres para aprovação dos projetos culturais que se inscreveram na Lei Rouanet e que querem buscar por patrocinadores.
A CNIC é composta por 21 membros, representantes da classe artística, do empresariado, da sociedade civil e do Estado. Todos são voluntários e passam por um processo de candidatura através de edital de concorrência. Participaram de processo seletivo em 2016 e foram indicados por entidades representativas dos setores culturais que foram habilitadas pelo Ministério, obedecendo o critério de uma indicação por região do País.
Assim não podemos duvidar do conhecimento que eles tem para analisar projetos culturais. Embora questionemos alguns dos pareceres por não concordar da forma como analisaram.
Claro que todo proponente pode interpor recurso - dentro de prazos estabelecidos - e pedir revisão da analise, caso o projeto não tenha sido aprovado numa forma que ele, proponente, considere viável.

O nome dos 21 selecionados para compor a CNIC é publicado no Diário Oficial da União (DOU) e a posse acontece em seguida.


Calendário CNIC 2017 - http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/calendario-cnic-2017/10883


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/hfFPVSbny5c
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************