Elaborando Projetos Sociais e Culturais

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Relevância da Dimensão Econômica para a Cultura

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Sabemos o quanto os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável podem fazer a diferença em cada região do mundo.
Mas como isso pode ser importante para você e seus projetos?
Fica comigo que hoje falamos de indicadores culturais da UNESCO
Antes

Abre o Manual o texto a seguir que entendo de relevância para entender o quanto a economia pode ser impactada pela cultura em cada localidade e o quanto saber disso pode fazer a diferença para você justificar a existência do seu projeto.
Nos últimos vinte anos, a cultura tem desempenhado um papel cada vez mais importante nas economias nacionais como setor produtivo. Atividades culturais e indústrias impulsionam o crescimento, contribuem para diversificar as economias nacionais, gerar renda e criar empregos em nações de baixa, média e alta renda.
Os dados que demonstram o impacto da cultura no desenvolvimento econômico ainda não respondem às metodologias de maneira uniforme e tem numerosas lacunas. No entanto, as estimativas a seguir nos dão uma ideia da extensão da contribuição de produtos culturais e criativos para a economia mundial.
O setor cultural, entendido em um sentido amplo, em 2007 representava 3,4% do PIB mundial e seu valor chegava a 1,6 trilhão de dólares, ou seja, quase o dobro do que a receita gerada pelo turismo internacional no mesmo ano.
Estima-se, por exemplo, que as indústrias culturais e criativas contribuem com cerca de 2,6% do PIB na União Europeia e 6,4% nos Estados Unidos.
Da mesma forma em 2008, o valor das exportações mundiais de bens e serviços criativos atingiu 592 bilhões de dólares, o que implica uma taxa de crescimento anual de 14% no período 2002-2008.
Além disso, as indústrias culturais e criativas são um dos setores mais dinâmicos da economia global, com uma taxa de crescimento em torno de
17,6% no Oriente Médio,
13,9% na África,
11,9% na América Latina,
9,7% na Ásia,
6,9% na Oceania e
4,3% na América Norte e Central.
A demanda e o consumo de serviços de mídia e produtos culturais e criativos estão aumentando exponencialmente, devido ao impulso que tanto a distribuição pela mídia de telefonia eletrônica e móvel como a evolução das formas pelas quais a cultura está sendo criada e difundida.
Além disso, os produtos e serviços gerados pelas atividades e indústrias culturais são um poderoso vetor de desenvolvimento social e cultural, devido à sua dupla natureza econômica e cultural. Essa dupla natureza é uma fonte de valor agregado
isso vai além de sua capacidade de criar empregos, recursos fiscais e renda. Com efeito, ao fornecer um canal que fomenta a expressão criativa, a experimentação e o espírito empreendedor, esses produtos e serviços incentivam o capital criativo e social de um país. A este respeito, deve-se acrescentar que o setor cultural se caracteriza pela sua capacidade de correr riscos, ao investir em novos talentos e formas estéticas inovadoras que contribuam para diversificar as expressões culturais e expandir as escolhas do consumidor. Também favorece múltiplas sinergias e tem efeitos positivos indiretos em áreas como o acesso a novas tecnologias de comunicação (TIC) e seu uso pelo público, ou o estímulo à pesquisa e inovação no desenvolvimento de produtos e serviços em outros setores.
É importante ressaltar que a diversidade e a força do setor cultural de um país ressaltam o grau em que as infraestruturas e políticas existentes facilitam não só a conversão da criatividade e do espírito de inovação em habilidades e competências empresariais, mas também a geração de externalidades positivas na esfera social.
Os Indicadores UNESCO de Cultura para o Desenvolvimento relacionam a cultura com vários dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e buscam demonstrar e destacar o potencial da cultura como motor do desenvolvimento econômico capaz de gerar renda e gerar empregos. A aplicação desses Indicadores UNESCO de Cultura para o Desenvolvimento em nível nacional pode contribuir com seus resultados para medir o grau de cumprimento das metas ODM e ODS.
Vou deixar na descrição do vídeo o link para você acessar o documento que fala desses indicadores. Estude-os para melhorar o desempenho de seus projetos e de suas atividades relacionadas a cultura em sua cidade.
Patrocinadores entendem e apoiam os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Entenda isso e faça a diferença!
É isso!

▶ https://es.unesco.org/creativity/sites/creativity/files/iucd_manual_metodologico_1.pdf

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