Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Análise de Projetos em Editais

2513 visualizações

Avaliação de projetos sociais e culturais em editais
Como acontece a avaliação de projetos sociais e culturais em editais?

É bom lembrar que toda vez que a sua instituição ou você que tem um empreendimento social ou cultural entrar num edital vai concorrer com outros projetos tão bons ou melhores que o seu.
Os editais são concorrências públicas realizadas por prefeituras, órgãos públicos ou por empresas para selecionar projetos que receberão verbas já previstas ou separadas para serem repassadas a quem vencer o edital.
Os editais públicos - que têm um órgão público responsável pela verba podem repassar esse dinheiro de duas formas: Convênio ou Prêmio. Se o formato do Edital que vc está concorrendo for Convênio terá que "REZAR" na cartilha da Lei 8666 que é a lei das Licitações. E as suas contratações dentro do projeto deverão respeitar as regras desta lei. Se o formato for Prêmio, as regras são mais simples de seguir mas elas existem.
Se o edital é de uma empresa é ela quem dita as regras e pode até repassar a verba para o seu projeto mediante a emissão de uma Nota Fiscal no valor total do Prêmio. Vc emite a NF para receber o valor do edital.
Mas como o seu projeto é avaliado? Que regras vc precisa atender para ter o seu projeto aprovado em um edital?
Parece simples. Vc lê tudo o que o edital está pedindo e faz exatamente tudo o que está escrito lá. Atender as condições do edital é só a primeira fase da análise nessa concorrência.
Como editais normalmente premiam um número pequeno de projetos e recebem uma infinidade deles é preciso que quem vai analisar vá eliminando nesse processo os projetos por etapas.
A primeira etapa é exatamente o atendimento ao que o edital pede. Se vc esquecer qualquer coisa, um documento, de detalhar alguma etapa, qualquer COISINHA esquecida já tira o seu projeto do processo de seleção.
Depois sempre há uma fase de análise de documentos. Os documentos pedidos estão todos no processo? Estão dentro do prazo de validade? Sim, porque tem documentos que tem prazo de validade como as certidões negativas do proponente.
Depois vem uma fase de análise de mérito e valores.
Se a planilha de custos não estiver dentro do que o edital determina isso também já tira vc do processo de seleção.
E no meu entender a fase mais complicada para se analisar é exatamente o mérito. Usando um exemplo de um edital qualquer que vá premiar 10 projetos. Com certeza o órgão responsável vai receber pelo menos uns 50 ou até mesmo 100 projetos para esse edital único.
Quem está analisando no órgão responsável já tira de pronto desses 100 pelo menos uns 30 que estão com problemas de documentos ou não atendem o edital de alguma forma. Esqueceram de colocar alguma coisa no "pacote".
Mesmo assim ainda ficam com 70 projetos para serem analisados. Dos 70, pelo menos metade não estão bem detalhados. Não tiveram o cuidado em escrever ou explicar o que vai acontecer. Se ele for premiado não está claro para quem analisa o que acontecerá com as verbas que ele receber. Por isso é importante o projeto estar muito bem escrito explicando cada uma das etapas. Quem analisa o seu projeto não conhece vc e tão pouco se vc é capaz de realizar o que está descrevendo.
Mesmo assim ainda restam 35 projetos para terem o seu mérito analisado. E desse 35 é preciso tirar somente 10 projetos que são os que efetivamente vão receber as verbas.
E é claro que quem analisa é uma pessoa e ela vai usar tanto o seu conhecimento como o que vc escreveu, detalhou e documentos que apresentou. Chega o momento em que estamos nas mãos não só da experiência e conhecimento de quem analisa, mas estamos no coração dessa pessoa. Parte da sua análise pode chegar num impasse entre dois, três, quatro e até mesmo cinco excelentes projetos. Como escolher um excelente projeto dentre cinco projetos que são também excelentes?
Estive algumas vezes desse lado da análise de projetos em premiações como o Prêmio Cultura Viva em pelo menos duas das três edições dele e também no Prêmio de Responsabilidade Social do Alto Tietê em quase todas as edições. Garanto que não é fácil ter que escolher um. Em muitos momentos eu queria premiar todo mundo, mas as regras eram claras e não tinha como isso acontecer.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/idoYHj3MelM
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************