Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Cidade Criativa e o Conselho de Turismo

410 visualizações

Cidade criativa e Conselho Municipal de turismo

Até que ponto o Conselho Municipal de turismo pode fazer a cidade ter algum reconhecimento?

Só a existência do Conselho Municipal de Turismo não basta para que a cidade seja de fato uma cidade turística ou transformá-la em uma cidade criativa.
Conheço algumas Cidades que o Conselho de Turismo instalado está preocupado exclusivamente com a estrutura da cidade mas sem pensar na vocação dela.
Não adianta ter só ruas asfaltadas e um teatro de 600 lugares, é preciso identificar a real identidade da cidade para que isso atraia turistas, pessoas interessadas nessa “cara especial”e só encontrada nessa cidade.
Cidades criativas começam a aparecer por todos os cantos do mundo, mas muitas lições de casa precisam ser feitas antes para que esse reconhecimento possa acontecer.
Ser uma cidade criativa e "ganhar" esse título da UNESCO requer um trabalho grande da própria cidade e seguir muitas regras estabelecidas.
É parte das atividades do Conselho de Turismo levantar quais são as características do município que podem ser fortalecidas por uma política pública e alavancar a visitação. Trazer turistas requer planejamento, estrutura e logística específicas. Já pensou que a sua cidade pode atrair de uma hora prá outra uma quantidade de pessoas mas se não tiver acomodações ou estrutura de alimentação e transporte para atender terá feito o trabalho pela metade.
Qual é o atrativo de sua cidade. O que a faz única no mundo?
Porque um turista visitaria uma pequena cidade de menos de 10 mil habitantes no centro do Estado de São Paulo? Por sua geografia específica? Por conta de um atrativo folclórico? Um causo bem contado? O que faz a sua cidade ser única?
Salesópolis é única porque e lá que nasce o Rio Tietê, Joanópolis é única porque construiu uma história de ser a cidade do lobisomem além de ter uma geografia própria para o descanso, Embu das Artes construiu sua história com os hippies nos anos setenta, Itú é conhecida como a cidade onde tudo é grande, Rio de Janeiro tem um marco com o Cristo Redentor, Uberaba tem o ícone Chico Xavier.
Esses ícones são únicos, exclusivos de cada cidade. Natural ou construído o Conselho Municipal de Turismo precisa descobrir na cidade o que a faz de diferente. E com isso começar todo um trabalho de reconhecimento, fortalecimento, construção de políticas públicas com bases mais sólidas. É o ícone que simboliza a cidade e que a faz diferente que vai atrair turistas, pessoas interessadas no que de mais diferente existe na cidade e PREPARAR ela para receber esse turista é a etapa seguinte.'

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/sXamKfjuJH0
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************