Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Impacto da Bolsa Atleta – 2019

257 visualizações

Impacto do Programa Bolsa Atleta
Fomentar os esportes também causa impactos positivos nas comunidades e não é diferente com o Programa Bolsa Atleta.

Segundo informações do Ministério da Cidadania o Programa Bolsa Atleta é considerado o maior programa de patrocínio individual do mundo. Ele já concedeu mais de 63 mil e 300 bolsas para mais de 26 mil atletas de todo o país.
O valor que foi destinado a esse programa em 2005 superou a marca de um bilhão de reais.
Esta é uma iniciativa do governo federal que atende prioritariamente modalidades e provas do programa de competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
São contemplados atletas com bons resultados em competições internacionais e nacionais, por meio de recursos repassados diretamente aos esportistas, sem intermediários.
O retorno do Programa pode ser medido em medalhas.
Nos Jogos Rio 2016 - 82% dos esportistas convocados do total de 754 para defender o Brasil eram bolsistas.
Das 19 medalhas conquistadas pelos brasileiros - a maior campanha da história - apenas o ouro do futebol masculino não contou com bolsistas.
Já nos Jogos Paralímpicos, o Brasil teve a maior delegação da história com 286 atletas, sendo 99% deles bolsistas e foram 72 medalhas conquistadas em 13 esportes. Dessas medalhas 14 foram de ouro, 29 pratas e 29 bronzes, além de 99 finais disputadas.
Todas essas medalhas foram conquistadas por atletas que recebiam o apoio financeiro do governo federal. Em 2018, atletas olímpicos e paralímpicos beneficiados pelo programa conquistaram 37 medalhas em mundiais, além da participação em 26 finais.
O Bolsa Atleta também apresenta avanços sociais.
Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Projeto Inteligência Esportiva da Universidade Federal do Paraná apontou que para 66,49% dos bolsistas entrevistados o programa melhorou a qualidade de vida. Entre os principais indicadores estão a ampliação ao acesso à saúde para 47% deles, aumento do acesso à educação para 58,2% e melhora nas condições de moradia para 48,1%.
Esse estudo ouviu 1.519 atletas contemplados no edital de 2017 em todas as categorias e também mostrou que para 88% deles a melhora nos itens citados - saúde, educação e moradia, ajuda na performance esportiva.
Muito bom que o programa foi entendido e continua na atual gestão.
Sucesso a nossos atletas bolsistas ou não.

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: https://www.elaborandoprojetos.com.br/impacto-da-bolsa-atleta-2019/
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************