Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Produzir Cinema no Brasil

476 visualizações

O Cinema talvez seja o segmento mais complexo de todos os segmentos culturais.
Vamos falar de cinema? Fica comigo!

São tantos os profissionais que precisamos para realizar um simples documentário que a gente pode desistir antes mesmo de começar. O primeiro passo é gostar muito desse mundo. Depois é estudar muito! Fazer cinema exige um grau de especialização por isso não dá para sair fazendo!
Há muita gente específica na frente e atrás de uma câmera. Além do cameraman ou cinegrafista, temos o caboman, temos um produtor, um figurinista, um maquiador, um maquinista, um produtor, diretor, diretor de arte, um diretor de fotografia, um cenógrafo, um continuista, em decorador de set, alguém prá cuidar da comida e bebida prá turma toda! É muita gente se eu for discriminar todos por aqui vamos falar só deles.
Uma coisa eu tenho certeza. O profissional menos habilitado precisa ter feito pelo menos uns cinco cursos diferentes e ter MILHÃO de horas num set de filmagem antes de chegar a Diretor. A história de uma ideia na cabeça e uma câmera na mão pode fazer algum sentido para quem inicia e pode mesmo ser uma modalidade de realização de um filme. Mas pense que mesmo depois da imagem capturada nessa modalidade você vai ter horas de edição e finalização até chegar no copião e muitas vezes não vai trabalhar sozinho.
Com a tecnologia e a digitalização das imagens parece que tudo ficou mais fácil. Ou não! O trabalho vai se especializando mesmo com o advento do digital. Imagina a quantidade e variedade de equipamentos que dispomos nos dias dia hoje! E cada equipamento para capturar imagens cada vez mais verdadeiras e de formas diferentes. Afora os periféricos! Um filme ou mesmo um simples documentário precisa de uma trilha sonora, de animação, de abertura e fechamento, de um narrador ou de atores.
É possível fazer cinema barato? Sim, é possível fazer cinema com poucos recursos! Mas saiba que o produto final não vai ser veiculado numa telona. Para ir para a telona e ter uma bilheteria bombástica há um planejamento muito diferente e mais complexo.
Se você quer enveredar pelo cinema, prepare-se! É uma estrada longa! E não é para os fracos!


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/xHcNKnn6MYs
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************