Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Qual o Endereço Usar na ONG?

2836 visualizações

Estou montando a minha ONG e não tenho uma sede. Qual o endereço que coloco para ela?
Fica comigo que vou te dar umas dicas!


Uma ONG - Associação sem fins lucrativos - muitas vezes nasce da iniciativa de uma pessoa ou um grupo de pessoas.
Elas fazem o que o poder público deveria estar fazendo. Realizam muitas vezes de forma voluntária ações importantes que impactam positivamente a comunidade local.
O coletivo para poder alavancar suas ações e contar com patrocinadores precisam formalizar a instituição. Entre os documentos que precisa providenciar estão o Estatuto e o Regimento Interno. (deixar o links modelo).
Acontece que no momento de começar a providenciar toda essa documentação muitas vezes o coletivo ou os responsáveis pela ONG ficam num impasse.
Qual o endereço que podemos usar? Onde vai ser a sede? Podemos ter um endereço qualquer? Como fazer isso? Precisamos comprovar o endereço?Como comprovar?
Vamos lá! Para resolver esse problema inicial e atender a legislação é possível colocar nos documentos o endereço do presidente da instituição.
Assim você pode iniciar os trabalhos e alavancar a instituição para que ela possa ter um endereço só dela. A lei permite isso, mas seria muito melhor que a ONG - associação sem fins lucrativos - tivesse seu próprio endereço.
Para solucionar esse impasse o coletivo pode optar hoje por espaços de co-working. Ter o endereço em um espaço como esse a um custo infinitamente melhor pode ser uma saída interessante. Além te poder contar com o endereço as pessoas que compõem a ONG poderão interagir com outros profissionais ou empresas que estão nesse local.
O co-working é uma forma inteligente de compartilhamento de espaços de trabalho. Existem vários espaços como esse em todo o mundo. Alguns deles dispõem de “pacotes" específicos para atender a necessidade de quem precisa de um endereço fiscal e não quer trabalhar com o endereço pessoal. Mas CUIDADO! A ONG - associação - precisa existir de verdade! PRECISA de fato executar atividades e não ser uma instituição de “fachada”.
Por isso mesmo muitas vezes os órgãos públicos insistem em vistoriar o local do endereço da ONG e os bancos fazem visitas antes da abertura da conta bancária.


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/WAm8hnjlcsQ
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************