Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Quantos Artesãos Existem

313 visualizações

Quantos artesãos existem no Brasil? Alguém já fez essa conta? Onde podemos encontrar todos os artesãos brasileiros?

Alguns raros dados do Programa Nacional do Artesanato e do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional podem dar algumas pistas de como o artesanato brasileiro é importante e pode além de gerar ocupação e renda, ser uma atividade importante para provocar o desenvolvimento do turismo por todo o território nacional. Mas esses dados não são suficientes para fazer frente a novas políticas públicas para o segmento.
Infelizmente os dados não são precisos e a maioria dos mais de 5mil municípios não têm seus artesãos num mapa. O que nos parece é que artesanato não é muito levado à sério no Brasil. O seu município tem um mapeamento de quantos são os artesãos e o que eles estão fazendo? Deixa nos comentários essas informações para que possamos compartilhar com mais pessoas esses dados.
Há informações de que Goiás é o Estado que mais cadastrou artesão ou trabalhadores manuais no Programa do Artesanato Brasileiro e portanto é o estado que mais emitiu a carteira nacional. Só em Goiás foram cerca de 4 mil inscritos desde 2012. Outros Estados que tem um grande número de inscritos são - Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Mas e o que mais sabemos?
Sabemos que o Estado de São Paulo, apesar de muitos acharem que por lá não existe artesanato, tem mais de 80 mil artesãos cadastrados na SUTACO - Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Mas ao certo não temos quantos desses artesãos ainda estão em atividade. Não há informações claras de quais técnicas eles estão desenvolvendo e quais produtos estão colocando no mercado.
Sabemos que a Base Conceitual do Artesanato que esteve em consulta pública em 2016 estabeleceu quais são as técnicas e materiais aceitos e entendidos como artesanato brasileiro e que outros Estados estabeleceram documentos semelhantes e hoje o Artesanato Brasileiro conta com diretrizes e regras importantes.
Com base nesses documentos é possível os municípios começarem o quanto antes esse mapeamento. Até porque o artesanato local pode fomentar turismo, empreendedorismo e desenvolvimento local.
Esse é um momento importante para municípios mostrarem que têm riquezas inexploradas. Mas será que os senhores prefeitos, secretários e vereadores entendem isso?


SICAB
▶ http://www.secretariadegoverno.gov.br/micro-e-pequena-empresa/assuntos/programa-do-artesanato-brasileiro

BASE CONCEITUAL DO ARTESANATO BRASILEIRO
▶ https://manosdeartesano.files.wordpress.com/2013/06/base-conceptual-del-artesano-brasileiro.pdf

PORTAL DO EMPREENDEDOR
▶ http://www.portaldoempreendedor.gov.br

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Site: https://www.elaborandoprojetos.com.br/quantos-artesaos-existem/
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************