Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Quem São os Associados Fundadores na ONG?

3912 visualizações

Quem são os associados fundadores numa ONG?

Recebi essa pergunta e aproveito para falar sobre ela - quem sabe não seja a sua duvida também
Fica comigo!

Todo coletivo que queira se transformar numa ONG - associação sem fins lucrativos terá uma serie de providencias a tomar. Depois de escrever o Estatuto, o Regimento Interno você vai chamar uma grande reunião para a Fundação da Associação sem fins lucrativos.
Todas as pessoas que comparecerem a essa reunião poderão assinar a lista de presença e poderão compor um grupo que a gente chama de associados fundadores. Eles estarão definidos no seu Estatuto.
Os associados fundadores poderão ou não compor parte do corpo diretivo da associação - tudo depende de como você escreveu o seu estatuto.
Mas normalmente os associados fundadores são os amigos, os parceiros, aquelas pessoas que acreditam que você está fazendo um trabalho bacana e atendendo a comunidade de forma positiva.
Os associados fundadores não vão executar nada - a não quer que queiram - e tão pouco terão qualquer responsabilidade pelo que vai acontecer após a fundação da Associação.
Quem é responsável inclusive legalmente pela associação que está sendo criada - e vai assinar por ela é tão somente o seu presidente e o diretor financeiro. O presidente poderá ter um outro nome na associação. Ele pode ser o Diretor Presidente, o Coordenador Geral ou outro nome que se queira dar. E o Diretor Financeiro poderá receber também o nome de Tesoureiro. Lembro que esses nomes e responsabilidades estarão definidos no Estatuto e Regimento Interno.
O associado fundador bem como qualquer outro associado não respondem nem direta e nem indiretamente pelas ações da ONG.
Mas seria muito bom que o associado fundador ou qualquer outro associado se envolvesse de forma voluntaria com as realizações. Afinal você vai precisar de pessoas para que tudo o que está pensando possa acontecer.
Envolver pessoas para que a ONG possa realizar atividades não é um processo fácil. Você precisa ter credibilidade e transmitir isso para as pessoas que estão com você. Vão aparecer pessoas somente interessadas em “colar" em você para tirar algum tipo de vantagem e isso também não é bom. É preciso ficar alerta e se juntar com quem efetivamente interessa!


**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/NdJ4YdmMZyY
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************