Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Remuneração do Conselheiro de Cultura

3093 visualizações

CONSELHEIRO DE CULTURA É REMUNERADO?
Como funcionam os conselhos de cultura e prá que servem eles?

Um Conselho de Cultura – ou mesmo qualquer outro conselho – é instituído através de legislação própria e atendendo tudo o que um Sistema Nacional tem previsto. Temos um Conselho Nacional de Cultura assim como temos Conselhos Estaduais e Municipais de Cultura. Claro que nem todas as cidades deste imenso país têm um Conselho formado e atuante!
E todos esses Conselhos – de todas as instâncias precisam estar em nosso radar. Tudo o que um Conselheiro vota pode impactar pessoas, organizações, trabalhos, programas, projetos e até mesmo leis.
Todo o trabalho de um conselheiro pode resumir a sua participação em reuniões tanto para opinar como para colaborar na construção de políticas públicas para a cidade ou estado. Ele pode participar dessas reuniões de forma presencial ou até virtual e com a regularidade e formato como estiver descrito na legislação. Há Conselhos que se reúnem mensalmente, outros semanalmente para decidir e dar andamento a votações que impactam a cultura local.
Não há na legislação previsão de remuneração para esse profissional. Ele atua de forma voluntária e dando a colaboração com o seu conhecimento para que a cultura possa de fato fazer a diferença e provocar desenvolvimento na sua cidade. Participar como membro voluntário e ativo de um Conselho de Cultura – mesmo sem remuneração – pode fazer a diferença para a sua comunidade, mas pode também dar a visibilidade para você enquanto profissional.
Por isso mesmo é importante que o Conselheiro conheça mais do que o seu segmento e atuação. Se ele é um artista – que ele seja mais do que isso! Que ele conheça a legislação sob a qual ele atua ou seja o Sistema Municipal de Cultura. Além disso, ele precisa estar sempre se atualizando frente a todas as alterações que acontecem de forma dinâmica na cultura do país.
Para além de receber algum valor financeiro está o comprometimento dele enquanto cidadão. E claro, a partir do momento que você começa a aparecer – se fizer um bom trabalho para a sua comunidade – vai ser chamado para trabalhos, projetos, programas e participações em seminários, cursos, encontros. Isso tudo pode fazer a diferença no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Será que não vale mesmo à pena ser Conselheiro na sua cidade?

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/aH5bGGGlDTA
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************