Elaborando Projetos Sociais e Culturais

De segunda a sexta! Sempre um vídeo novo!

Sobrevivência dos Artistas na Quarentena

620 visualizações

Sobrevivência dos artistas na quarentena

Medidas importantes para os setores culturais e da economia criativa
O que se pode fazer para mitigar os trabalhadores e empresas dos setores culturais e da economia criativa?
Fica comigo!

É público que estamos passando por um momento especial e com uma dificuldade para todos os segmentos culturais. Muitos eventos que impactam não só fãs, mas a economia local estão sofrendo neste momento. Quem até bem pouco tempo dizia que a cultura é só perfumaria começa a constatar que ela pode não ser só isso!
Um só espetáculo cancelado ou adiado impacta não só artistas, mas toda uma cadeia produtiva.
Sabemos que não só artistas vivem dos shows mas taxistas, rede hoteleira e até o vendedor de balas ou refrigerantes da porta do estádio vão ser impactados com a série de adiamentos ou cancelamentos que aconteceram no Brasil e no mundo.
Não é motivo para pânico, mas é preciso tomarmos cuidados com higiene geral e evitar mesmo o contato a menos de um metro de outras pessoas.
Quem puder ficar em casa e trabalhar on-line poderá sair dessa crise de forma ilesa, mas essa não é a realidade da maioria dos brasileiros.
Muitas mães precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos que não estão tendo aulas para evitar as salas fechadas e muitas vezes pouco ventiladas.
Ao mesmo tempo essas crianças devem evitar de ficar com os avós que neste momento são o público alvo do coronavírus.
Estamos mesmo num momento muito delicado e todos os shows de responsabilidade de órgãos públicos ou não foram cancelados.
Museus e centros de artes em todo o mundo estão buscando alternativas para manter suas exposições mesmo que de forma virtual.
Já circula uma sugestão para os espetáculos que eventualmente forem cancelados.
“Se vc tem ingressos pra um show que foi cancelado neste momento, considere doar esse dinheiro para a casa de show ou o teatro ao Invés de pedir o reembolso. Esse é o tipo de situação que acaba com o setor das artes. Milhares de profissionais deste setor terão renda e acesso à saúde muito reduzidos nesse momento.”
Por outro lado alguns gestores públicos já começam a pensar em alternativas.
No JANELAS DE SÃO PAULO a Prefeitura de São Paulo iria contratar cerca de 8 mil artistas para apresentações e gravações para online no primeiro momento mas parece que o edital não rolou.
Em SP, o governo do Estado anunciou no último dia 19 de março a liberação de uma linha de crédito especial para empresas dos setores de turismo, economia criativa e comércio na tentativa de reduzir impactos provocados pela pandemia de coronavírus (Covid-19). Mas empréstimos neste momento não são a melhor forma de ajudar os pequenos empreendedores dos segmentos da economia criativa.
O governador do Maranhão anunciou em março também e através das redes sociais que o estado iria lançar um edital especial para apresentações de artistas pela internet durante o surto de coronavírus. De acordo com o governador, o objetivo do edital é movimentar o setor econômico de eventos culturais durante a pandemia. O Itaú lançou editais para produtores culturais que tenham atividades on-line. O facebook está implementando uma forma de monetizar lives de artistas. Há uma movimentação no Estado de São Paulo para que um PL seja aprovado para a viabilização de um auxílio emergencial tanto para artistas como para espaços culturais. São saídas como estas que precisam ser incentivadas. Não existem ainda soluções prontas.
Este é o novo desafio tanto para gestores públicos, como para fazedores e trabalhadores da cultura em todo o mundo.
É isso!

#elaborandoprojetos #culturagerafuturo #culturaéfermento

**************************************************
Inscreva-se no canal e receba mais informações para os seus projetos:
▶ Link do Vídeo: https://youtu.be/LE6NBJmGPeo
▶ Canal: http://youtube.com/ElaborandoProjetos
▶ Facebook: http://fb.com/ElaborandoProjetos
▶ Twitter: http://twitter.com/ElabProjetos
▶ Instagram: http://instagram.com/ElaborandoProjetos
**************************************************